Incoerência dos comentaristas de futebol

Por: André Salgueiro Lima
 

O que me leva a escrever esse post hoje é algo que já ocorre há bastante tempo e esteve novamente em evidência nos últimos dias com a derrota inesperada do Atlético no Mundial de Clubes, me refiro a total falta de coerência e o oportunismo de vários analistas e comentaristas de futebol.

Oportunismo é exatamente a palavra certa, já não me surpreendo com a capacidade das pessoas em agirem com certa malícia para bancar o especialista.

O episódio da derrota do Atlético fez com que muitos desses "especialistas" surgissem, com seus discursos prontos para tentar convencer os outros de que são grandes conhecedores do esporte. Após a eliminação do time mineiro, vários comentaristas destacaram a falta de capacidade tática do time, e o quanto o Atlético comandado por Cuca está atrasado em seu modelo de jogo.

De fato o Atlético MG tem fraquezas tanto em seu elenco como em seu modelo de jogo, mas vejam, o que eu quero destacar aqui é a coerência, o que diziam esses mesmos críticos no momento em que o galo conquistava a Libertadores? Ora! Convenientemente vários deles estavam enaltecendo o trabalho de Cuca e o padrão tático do time.

É fácil falar ou escrever algo depois que o jogo ocorreu, é muito conveniente ir a público explicitar as razões do fracasso e da vitória como se já pudesse prevê-las, qualquer um pode bancar o especialista desse jeito, o mais difícil é ser ponderado e apontar qualidades numa derrota e fraquezas de uma vitória.

A mídia esportiva está cheia de oportunistas.

Vamos a um último exercício de imaginação, vamos supor que o controverso pênalti cometido por Réver não fosse marcado, e depois com mais um gol o time mineiro vencesse por 2-1. Chegando ao jogo final, o Atlético obtivesse a vitória sobre o Bayern, então, o que vocês acham que estariam dizendo esses mesmos comentaristas sobre o futebol do galo e o planejamento tático de Cuca?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário