ESPECIAL: Possíveis listas da Copa de 2014.

Por: Paulo Pimenta Machado

Nos últimos dias, estava planejando as pautas que iria fazer nesse meu novo ambiente. Por isso, passei um tempo sem escrever, com intuito de levar as melhores informações com segurança e variedade.

Uma das maiores expectativas é saber: Qual a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo? Esse é o intuito do ESPECIAL. Vou tentar dar a relação dos possíveis 23 convocados das 32 seleções presentes no Mundial. Cada matéria será postada na Sexta-Feira, ou seja, toda sexta-feira você saberá mais ou menos como uma seleção que vem ao Brasil vai ser convocada.

Pois bem, como somos os anfitriões, não vejo nada mais justo do que começar pela nossa seleção.

O nosso treinador Luiz Felipe Scolari tem suas particularidades na hora de convocar a seleção. Seu time basicamente tem uma linha defensiva bem constante, Um volante mais marcador atuando com um mais versátil. Dois pontas importantes taticamente e um exímio camisa 10. Além do velho atacante matador.


BRASIL



Goleiros na briga: Júlio César, Jefferson, Diego Cavalieri, Victor, Diego Alves

Essa é uma posição imprevisível. Ninguém sabe quem será o titular absoluto. Isso por que o titular da Copa das Confederações, Júlio César, não está atuando, e para um goleiro o ritmo de jogo é essencial para atingir os 100%. Além de Júlio, outro que está praticamente convocado é Jefferson, que subiu para profissional justamente com Felipão, no Cruzeiro. O terceiro goleiro é uma incógnita, fico entre o Diego Cavalieri e o Victor. Diego Alves, goleiro que para mim seria o número 1, parece que está realmente fora dos planos.

Laterais Direitos: Daniel Alves, Maicon, Jean, Rafinha, Rafael, Marcos Rocha

Certo mesmo, só o lateral direito Daniel Alves do Barcelona. Maicon pela experiência deverá ser o segundo. Jean, que foi o reserva do jogador catalão na Copa das Confederações parece que está fora dos planos. Rafael e Marcos Rocha não parecem ser alternativas que o Felipão queira observar. Já Rafinha não, Rafinha está fazendo uma Bundesliga fantástica pelo Bayern de Munique, e vem arrancados elogios do seu chefe, Pep Guardiola.

Laterais Esquerdos: Marcelo, Maxwell e Filipe Luis.

Essa posição é uma das menos concorridas. Que Marcelo é titular absoluto da posição não há dúvidas. A grande questão é: Quem será o seu reserva? Filipe Luis está fazendo uma boa temporada no sensação Atlético de Madrid, porém, pela seleção não aproveitava as oportunidades. Maxwell é o oposto, quando contactado serviu bem. Acho que Maxwell, hoje, está com mais chances.

Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante, Marquinhos, Dedé, Réver, Henrique e Miranda.

Os três primeiros já estão na Copa. Além de serem absolutos na Seleção, são unanimidades pelas torcidas de seus clubes. A quarta vaga é bastante discutida, o primeiro confronto é de Réver e Dedé. Rivais mineiros, são defensores seguros e inteligentes, além de fazer gols. Henrique deve ter sido descartado. Miranda e Marquinhos veem fazendo campanhas espetaculares em suas equipes, e para mim, merecem ser olhados com mais atenção. Por enquanto Dedé está ficando com a quarta vaga. Na minha opinião, Miranda é o que melhor joga.

Volantes: Luis Gustavo, Lucas Leiva, Fernando, Ralf, Hernanes, Ramires, Paulinho

Desses 7, acho que 5 terão a oportunidade aqui no Brasil. Isso por que Felipão gosta da versatilidade de Hernanes e Ramires, por exemplo. Apesar de ter ido a Copa das Confederações, não acredito que Fernando irá jogar o Mundial.

Meias: Oscar, Jádson, Phillipe Coutinho, Kaká, Ronaldinho, Éverton Ribeiro, Ganso.

Provável que apenas Oscar seja convocado. Porém é importante estudar as alternativas que poderiam ser reservas. Jádson - reserva de Oscar nas Confederações - deve ter sido cortado. Coutinho vem voando no Liverpool. Kaká (Pode atuar como Atacante) e Ronaldinho podem somar com a experiência de três Copas disputadas em seu currículo. Éverton Ribeiro é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2013. E Ganso, sob o comando de Muricy, está tendo algumas partidas de genialidade. Se até o Mundial, poder ser o Ganso de 2010, com certeza tem vaga cativa na equipe.

Atacantes: Neymar, Willian, Bernard, Lucas,  Hulk, Fred, Jô, Pato, Robinho, Leandro Damião.

As pontas estão bem disputadas. Neymar, Hulk e Bernard parecem ter garantido sua vaga na Copa. Lucas perdeu espaço e Willian quer recuperar a posição que um dia já foi dele. A vaga de centroavante está precária. Fred anda machucado, Jô apesar de sempre fazer gols não dá confiança. Pato e Leandro Damião não convencem em seus clubes. Robinho pode ser que se adapte e vá a Copa, além de dar mais idade a equipe de Felipão. O treinador do Brasil precisa testar novos atacantes, porém, esse curto período a Copa não dá a ele essa alternativa.


E ai? Gostaram? Será que podemos confiar nessa lista? Obrigado a todos e divulguem para eu ter a cada dia mais motivação para escrever, até por que, eu faço isso por vocês.

Um comentário:

Deixe seu comentário