Expectativas do campeonato francês temporada 2013/2014

Hoje vamos apresentar as expectativas para a Ligue 1, uma análise sobre os principais times e jogadores que estarão brilhando esse ano nesse campeonato que está em crescimento e promete ter uma temporada muito emocionante.

Por: André Salgueiro Lima

Ligue 1

(1ª divisão francesa de futebol)


Campeão anterior: Paris Saint Germain
Favoritos para esta temporada: Paris Saint Germain, Mônaco e Olympique de Marseille
Número de times: 20
Condições de classificação para torneios continentais: Os dois primeiros colocados ganham vaga direta para fase de grupos da UEFA Champions League, o terceiro lugar disputa um play-off, enquanto o quarto lugar tem vaga para os play-offs da UEFA Europe League.
Condições de rebaixamento: As três equipes que terminarem a competição nos últimos lugares caem para segunda divisão francesa.

Equipes que disputam a Ligue 1 2013/2014.
Ajaccio
Bastia
Bordeaux
Brest
Evian
Lille
Lorient
Lyon
Marseille
Montpellier
Nancy
Nice
Paris Saint Germain
Reims
Rennes
Saint-Étienne
Sochaux
Toulouse
Troyes
Valenciennes

O campeonato francês teve início no dia 9/08/2013.

Paris Saint Germain 2013 / 2014



Classificação na temporada anterior: Campeão
Treinador: Laurent Blanc

Na temporada 2012/13 o gigante parisiense despertou como uma potência continental devido a um grande investimento financeiro, o projeto do PSG obteve sucesso, conquistando o campeonato francês e realizando boa campanha na UCL na qual foi eliminado pelo Barcelona, para a temporada que se inicia a projeção é ainda mais ambiciosa.

Nesta transição de temporadas, ocorreu a mudança de treinador onde Carlo Ancelotti deixou o clube para comandar o Real Madrid, sendo substituído por Laurent Blanc ícone do futebol francês mas não muito experiente como treinador, apesar disso, conquistou um campeonato francês na temporada 2008/09 pelo Bordeaux.

Contratações e destaques:

Contratações: Com um time já recheado de estrelas o PSG ainda investiu em novos reforços que a meu ver caíram sob medida para o clube, entre elas, o maior investimento foi no atacante uruguaio Edinson Cavani que foi artilheiro da Serie A italiana jogando pelo Napoli, também da Itália vieram o jovem e promissor zagueiro Marquinhos (Roma) e o meio-campista Mohamed Sissoko (Fiorentina) retorna de um empréstimo. Outra contratação que também envolveu um relevante valor financeiro foi a do lateral esquerdo de 20 anos Lucas Digne.

Alguns jogadores também deixaram o clube, a venda de Kevin Gameiro para o Sevilla rendeu alguns milhões de euros para os cofres da equipe, outros também saíram por valores menores ou em razão de fim de contrato, como o caso do experiente zagueiro Lugano que estava emprestado ao Málaga.

Destaques:

É difícil selecionar destaques isolado em meio a um time com tantos jogadores brilhantes, alguns que já são realidade e outros com enorme capacidade potencial, mas vamos tentar:

Zlatan Ibrahimovic. Detentor de títulos em diversas ligas europeias, artilheiro da última liga francesa, líder de assistências da última UCL mesmo com o PSG eliminado nas quartas de final, entre tantas outras conquistas individuais, o sueco é um dos atacantes de maior destaque no cenário mundial.

Thiago Silva. Zagueiro brasileiro muito técnico, provavelmente é o melhor do mundo em sua posição, um marcador muito difícil de ser vencido e também possui boas capacidades técnicas com um passe qualificado, eficiente na saída de bola a partir da defesa.

Javier Pastore. Jogador argentino completo, alto, utiliza bem os dos pés, é um marcador eficiente e ao mesmo tempo possui criatividade ofensiva para criar oportunidades de gol a favor de seu time.

Expectativa:
Bom goleiro, zagueiros que poderiam tranquilamente compor o time base da seleção brasileira (Thiago Silva, Alex e Marquinhos), Bons jogadores de marcação, bons jogadores de criatividade, bons atacantes e boas opções de banco, em suma, é um time forte em todos os setores, e um grupo que já conseguiu alguma coesão pela temporada anterior, com toda essa qualidade e o pesado investimento a cobrança também é muito alta, espera-se uma nova conquista no campeonato francês e que o time brigue pelo título também na UEFA Champions League, mas essa é uma ambição difícil de ser alcançada devido ao altíssimo nível dessa competição continental.


Mônaco 2013 / 2014



Classificação na temporada anterior: Campeão da segunda divisão francesa
Treinador: Claudio Ranieri

Talvez seja necessário apresentar a equipe do Mônaco para muitos fãs do futebol, a última grande campanha continental do clube foi o vice-campeonato na UCL 2003/04, na oportunidade em que foram derrotados pelo Porto, foi também no Mônaco que Thierry Henry e Lilian Thuram debutaram como jogadores profissionais. Após a temporada 03/04 não tivemos grandes campanhas desta equipe e em 2010/11 chegaram ao fundo do poço caindo para a 2ª divisão francesa, o ano seguinte foi medíocre terminando o campeonato em 8º lugar, a retomada de rumo veio finalmente em 2012/13 quando conseguiram a conquista do segundo escalão francês.

Neste momento o leitor deve estar se perguntando, "Por que dar destaque a um clube que no ano anterior disputava a divisão de baixo?", há motivos sim, e não se trata apenas da tradição da equipe, o fato é que muito dinheiro entrou nos cofres do time, investimento suficiente para torná-lo um forte competidor na primeira divisão francesa.

Contratações e destaques:

Contratações: São muitas, praticamente um novo time, às vezes essa mudança repentina no plantel não atinge o objetivo desejado, o mais provável é que o time precise de algum tempo, pelo menos 5 meses para obter maior homogeneidade, entrosamento e coesão tática, alguns elementos da campanha de recuperação deverão ser aproveitados, bem como, jovens formados na própria base do Mônaco.

A grande saída foi o atacante Ibrahima Touré, o senegalês foi o artilheiro do time na campanha da temporada anterior, mesmo com êxito, foi negociado para o Al Nasr em uma transferência milionária, foram muitos jogadores que deixaram o time, alguns em razão de final de contrato.

O sistema defensivo do Mônaco deverá contar com o suporte de 3 jogadores experientes e de alto nível, já experimentados em grandes times europeus:  O zagueiro Ricardo Carvalho, o lateral esquerdo/zagueiro Eric Abidal e o meio-campista de tendências defensivas Toulalan. Entre outras contratações de peso, algumas em grande destaque que serão vistas a seguir, também chegaram alguns jogadores muito jovens e de grande potencial, entre estes, Anthony Martial fica em evidência.

Destaques:

A base da conquista na segunda divisão: O goleiro croata Danijel Subasic; a defesa conta com o zagueiro uruguaio Gary Kagelmacher; meio-campistas: Nabil Dirar e Lucas Ocampos.

Valere Germain, jogador que concluiu a sua formação nas categorias de base pelo próprio Mônaco, foi vice-artilheiro do time na temporada passada, bem como, o líder de assistências.

Ex-Dragões: James Rodríguez e João Moutinho. Dupla simplesmente fora de série, contratados junto ao Porto em uma negociação de valores estratosféricos, penso que Moutinho seja o segundo melhor jogador português em atividade.

Falcão García, o homem de 60 milhões de euros, centroavante que veio do Atlético de Madrid, referência de uma forte geração de jogadores colombianos, é um artilheiro nato.

Expectativa:
Como campeão da segunda divisão francesa o Mônaco não tem acesso aos torneios continentais nessa temporada, então, suas atenções devem ficar nos campeonatos domésticos, a meta no campeonato francês deve ser o título, mas essa não é uma tarefa fácil tendo em vista alguns adversários fortes principalmente o PSG, de qualquer forma, a classificação para a UEFA Champions League através de uma boa colocação no campeonato ainda é uma meta bastante razoável.


Olympique de Marseille 2013/2014


Classificação na temporada anterior: Vice-Campeão
Treinador: Élie Baup

Trata-se de um ótimo time que fica ofuscado pelo brilho do Paris Saint Germain, conquistaram o campeonato francês pela ultima vez na temporada 2009/10, tem um excelente retrospecto na Copa da liga francesa onde foram campeões nas temporadas 2009/10, 2010/11 e 2011/12.

Contratações e destaques:

Contratações: Diferentemente dos adversários concorrentes ao título, o OM não faz contratações faraônicas, inclusive faz algumas vendas de valor considerável, alguns jogadores que saíram para jogar na Premier League após boa fase no OM foram Loic Remy (QPR), Stéphane Mbia (QPR), Azpilicueta (Chelsea) e Alou Diarra (West Ham). As contratações mais interessantes foram de jogadores jovens que se destacaram no próprio campeonato francês, Dimitri Payet, Benjamim Mendy, Giannelli Imbula (eleito melhor jogador da segunda divisão francesa) .

Destaques: O elenco já contava com um dos melhores goleiros da França Steve Mandanda, o zagueiro camaronês Nicolas N'Koulou, indicado no prêmio "time do ano do campeonato francês"

Os irmãos André Ayew e Jordan Ayew são alguns dos destaques, ambos atuam primariamente como atacantes.

Mathieu Valbuena é provavelmente o maior destaque, um meio-campo de tendências ofensivas cuja principal característica é a rapidez, pode ser utilizado como um extremo ou mesmo pela faixa central do campo, foi o jogador que mais fez assistências na última temporada, é uma presença constante na seleção francesa.

Expectativa:
Considerando os times desse campeonato o OM deve estar entre os quatro melhores no final da temporada, mas é possível uma visão mais ambiciosa, quem sabe até a conquista do título, nesse caso, além de um trabalho forte e regular precisam contar também com o fracasso dos adversários diretos ao título: Paris Saint Germain e Mônaco.

Outros times em destaque

Lyon 2013/2014

Em um passado recente a equipe do Lyon foi dominante por alguns vários anos na Ligue 1, mas recentemente perderam este controle, não possuem um elenco brilhante e nem uma grande folha salarial ou contratações de peso, é um time trabalhador com alguns jogadores experientes que podem sim conseguir algo no campeonato, o nome de maior destaque no Lyon é o meio-campo Yoann Gourcuff, Gourcuff foi uma grande promessa francesa no início de sua carreira mas infelizmente jamais alcançou o patamar de que lhe era esperado, no entanto, se trata de um bom jogador. O objetivo do Lyon deve ser ficar entre os três primeiros do campeonato, para alcançar ao menos o play-off classificatório da UCL, é uma tarefa muito dura em vista dos adversários de maior poder financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário