Brasil vs Espanha 30/06/2013 destaques do jogo da Copa das Confederações

A Copa das Confederação chegou ao seu ápice com o duelo que todos já esperavam, Brasil e Espanha disputaram a final que foi considerada pela mídia e público como o confronto entre a seleção mais forte da história e a seleção mais forte da atualidade.

Por: André Salgueiro Lima


Brasil

Brasil jogo copa confederações 30 junho 2013

Espanha

espanha jogo final copa das confederações formação



Jogo: Brasil 3 vs 0 Espanha
30/06/2013


A seleção brasileira manteve a mesma equipe titular a que já vinham utilizando, por outro lado, os espanhóis apesar de manterem a sua base, já vinham alternando algumas posições no seu ataque, o trio ofensivo escolhido tinha Fernando Torres como centroavante, Pedro na ponta direita e Juan Mata do lado esquerdo.

Com energia extra vinda das arquibancadas, a seleção canarinho mais uma vez começou o jogo atropelando e forçando o erro do adversário, erro que ocorreu logo com 2 minutos de jogo, o lateral direito espanhol Arbeloa falhou na interceptação, a bola tocou em Neymar que não pôde prever a falha do adversário, Fred estava caído pois tentou cabecear e também não alcançou a pelota, mas de forma curiosa, a bola que tocou em Neymar rolou para perto de Fred e o centroavante finalizou assim mesmo, deitado, vencendo Casillas que já vinha abafando o chute.

A sequência da partida mostrou uma Brasil no mesmo padrão das anteriores, usando maliciosamente do artifício das faltas para conter o adversário em uma distância segura, no total, tivemos 27 faltas cometidas pela seleção brasileira, contra 16 do lado espanhol, mas os cartões foram todos para jogadores espanhóis, dois cartões amarelos para Arbeloa e Sérgio Ramos, e um vermelho para Piqué. Notamos que a arbitragem não soube lidar e punir com o anti-jogo das "faltinhas" tipicamente brasileiro.

Apesar da maior posse de bola e do maior número de finalizações dos espanhóis, as melhores e mais claras oportunidades foram na maioria delas do Brasil, os espanhóis tiveram bastante dificuldade para sair jogando tocando bola de pé em pé, os jogadores eram marcados de perto, principalmente aqueles que se posicionavam na intermediária ofensiva.

Os espanhóis tentaram jogar contra o Brasil da mesma forma que o Barcelona enfrenta seus oponentes do campeonato espanhol, subindo com praticamente todos os jogadores ao campo ofensivo, faltou alguém dizer pro Del Bosque "Cara, não faz isso que vai dar m****", e foi o que aconteceu, quando os europeus perdiam a bola eram imediatamente contra-atacados com velocidade, principalmente com Neymar, Oscar e Hulk, normalmente ficavam apenas os zagueiros Piqué e Sérgio Ramos no campo de defesa, então, foi bastante frequente os ataques brasileiros em que os espanhóis tinham que ficar no mano a mano com os habilidosos brazucas.

Pouco antes do final do primeiro tempo Neymar e Oscar trocaram passes próximos da área do adversário, Oscar viu o espaço deixado por Arbeloa, (novamente ele), e enfiou a bola, Neymar executou a finalização com força e precisão mesmo usando seu pé mais fraco o esquerdo.

No segundo tempo, Arbeloa foi substituído para dar lugar a Azpilicueta, as demais substituições espanholas foram feitas ainda nos primeiros 15 minutos, com as saídas de Torres e Juan Mata, para inclusão de Jesus Javas e David Villa, Del Bosque usou rapidamente suas substituições como quem busca realmente mudar o rumo do jogo, mas os nomes escolhidos pareceram não afetar a forma de jogar do time espanhol, quem sabe as substituições poderiam ser mais agressivas.

As substituições de Felipão foram para dar gás novo ao time, Jádson, Hernanes e Jô entraram respectivamente para substituir Hulk, Paulinho e Fred, esses foram os únicos minutos de Jádson na competição.

Apesar do placar o time espanhol teve vários momentos em que esboçavam uma reação, Pedro foi uma ameaça insistente a defesa brasileira, Navas sofreu pênalti de Marcelo, e o zagueiro Sérgio Ramos bateu com força mas sem direção, em outro lance de perigo, Villa finalizou com perícia mas Júlio César fez bela defesa, já em outra ocasião, David Silva interceptou de carrinho um chute rasteiro de Pedro, a bola seguia a trajetória do gol antes de David cortar o lance e em seguida ser louvado pelo Maracanã lotado.

Fred marcou o último gol da vitória de 3-0, coroando a bela campanha dele e de toda seleção.

É preciso ter cuidado ao analisar esses resultados, antes da competição muitos colocavam a seleção brasileira e os jogadores brasileiros como se fossem de segunda linha, isso é um grande erro, geração após geração, o Brasil ainda tem grandes jogadores tanto em qualidade como em quantidade, a vitória de Domingo é apenas mais uma demonstração disso, mas ao mesmo tempo, também não devemos pensar que tudo são flores, outros países estão sim fazendo um bom trabalho na formação de atletas e na concepção tática do esporte.

O futebol brasileiro como um todo merece os parabéns por mais esse titulo, e o mais importante é evitar as opiniões extremas, tanto aquelas que dizem que nada está bom como aqueles que dizem que está tudo perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário