Análise do jogo Bayern de Munique vs Borussia Dortmund do dia 25/05/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Borussia Dortmund vs Bayern de Munique, do dia 25/05/2013, confronto válido pela FINAL da UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Chegamos ao ápice da competição, essa jornada começou em agosto de 2012 e tivemos o prazer de acompanhar jogos incríveis, com vários momentos incríveis, e a final nos contemplou com um belo espetáculo, um jogo de alto nível técnico e bastante emocionante, uma final perfeita, sem erros marcantes de arbitragem, sem maiores contratempos com violência tanto dentro como fora de campo. Essa final fez justiça a uma temporada maravilhosa, Wembley viu um jogo fantástico entre os dois melhores times da Alemanha na atualidade.

Sem grandes surpresas no onze inicial das equipes, pelo Bayern a preferência de Heynckes na zaga foi a dupla Dante e Boateng, que são mais ágeis que Van Buyten, nenhuma surpresa ao que já esperávamos. E o Dortmund sofreu apenas uma alteração, com a ausência de Mario Götze, aparentemente ele ainda não estaria recuperado de uma lesão, há quem diga que sua ausência seria devido a um possível "conflito de interesses" já que o atleta já tem sua transferência negociada para o Bayern, seu substituto foi Grosskreutz.

ANÁLISE DO JOGO


O jogo começou com muita intensidade, imposta principalmente pelo Dortmund que subiu as suas linhas e utilizou o pressing dificultando bastante a saída de bola do Bayern, foram nos primeiros 10 a 15 minutos de jogo que o time amarelo dominou o adversário e criou algumas chances razoáveis de gol, principalmente nas finalizações de Kuba e Reus.


Como não podia ser diferente a pressão inicial diminuiu, seria impossível manter um nível de intensidade tão grande durante mais tempo devido ao desgaste físico de manter esse tipo de marcação.

A equipe do Bayern mostrou-se novamente muito sólida em todos os aspectos, taticamente, muito compacta principalmente na fase de organização defensiva, e tal como nos outros jogos dessa equipe, todos os jogadores ajudaram na marcação.

Para dar inicio a organização ofensiva do Bayern o meio-campo Schweinsteiger recuou para juntar-se aos zagueiros e auxiliar com a distribuição de jogo a partir do setor defensivo, foi ele o jogador que mais fez passes no jogo.

Devido a sua compactação e ao grande poder de força e marcação da equipe, o Bayern conseguia frustrar a organização ofensiva do adversário, teve uma posse de bola maior (61%) e foi sempre objetivo em sua organização ofensiva.

A equipe Bávara fez uso de várias armas de seu arsenal de jogadas, vários lances de finalização vieram através das jogadas de bola parada pelo alto, principalmente com Mandzukic e Javi Martínez, também utilizaram as bolas longas nas costas da defesa, as jogadas de drible de Ribery e Robben, e as triangulações ofensivas.

O primeiro tempo foi marcado pela excelente exibição de ambos os goleiros, Neuer atuou bem quando foi necessário, principalmente no início do jogo e Weidenfeller foi ainda melhor, crescendo na frente de Robben numa situação de um a um, o goleiro conseguiu evitar o gol.

O lateral esquerdo Schmelzer não fez um bom jogo, principalmente nos aspectos defensivos, algumas jogadas de seu adversário se aproveitaram de falhas em seu posicionamento, ou, ainda poderíamos apontar a falta de cobertura quando este subia ao ataque.

Lewandowski o jogador mais perigoso do Dortmund foi praticamente anulado neste jogo, e com isso as chances de gol de seu time foram diminuídas.

No segundo tempo Robben se movimentou com maior liberdade, deixando muitas vezes o lado direito do ataque, vindo para o centro a para o lado esquerdo, nos momentos em que ele atuou pelo lado esquerdo criaram um desequilíbrio defensivo no Dortmund, Robben e Ribéry ficaram bem próximos e foram os dois os autores intelectuais do primeiro gol, através de uma jogada pela esquerda, Robben recebeu de Ribery alcançou a linha de fundo e deu o passe junto a linha, tirando do goleiro, Schmelzer estava posicionado marcando a bola, Mandzukic estava no lugar certo e na hora certa para marcar o gol.

Minutos depois veio a resposta do Dortmund muito mais pelo erro individual de Dante que cometeu um pênalti leviano ao tentar roubar a bola de Reus, Gundogan fez a cobrança e empatou o jogo.

Nos minutos finais de jogo o Bayern esteve perto de marcar, especialmente em uma jogada de contra-ataque rápido a defesa do Dortmund foi pega mal posicionada, Müller tirou do goleiro e tocou para o gol, a bola seguia o destino certo das redes até encontrar o pé de Subotic, o zagueiro se atirou em um carrinho que evitou o gol praticamente com a bola em cima da linha, foi esse um dos momentos mais emocionantes do jogo.

Weidenfeller ainda fez outra defesa fantástica de um chute de fora da área de Schweinsteiger.

Mas o lance que decidiu o jogo veio através de uma bola longa, Ribery conseguiu receber a bola sendo marcado pelos bons zagueiros Subotic e Hummels, em um misto de força e técnica o francês viu espaço para tocar mais a frente para Robben que partia em uma arrancada na direção do gol, Robben ainda driblou a tentativa de desarme de um dos defensores, novamente ele ficou cara a cara com Weidenfeller, o goleiro teve uma atuação heroica na partida, mas o papel de herói estava mesmo destinado ao holandês, desta vez, Robben venceu a parede alemã com um toque sutil, marcando o gol que selou o placar em 2-1.

Restando muito pouco tempo, o Dortmund precisava novamente do milagre como aquele que lhes permitiu os gols nos acréscimos contra o Málaga, ou a resistir aos minutos finais contra o Real Madrid, mas desta vez o milagre não aconteceu.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


Bayern de Munique campeão, o gigante alemão conseguiu conquistar a Europa, depois de chegar tão perto com o vice campeonato na temporada anterior, desta vez, os bávaros levantaram a taça, a orelhuda que esse time e essa torcida tanto esperavam.

Com força, técnica, garra e união a Alemanha conquistou o continente, O Bayern com um time dedicado e muito unido, todos marcam, todos atacam, o Dortmund muito alegre, com a coragem e a audácia típica dos jovens, um elenco jovem que mostrou um futebol alegre e ofensivo, e ambos com torcidas maravilhosas que deram espetáculo nas arquibancadas, como esquecer a muralha amarela?

No início da competição o time Bávaro era visto como um dos desafiantes mais fortes para o título, agora, a equipe altera o seu status, tornando-se o time a ser batido, o campeão com o cinturão de campeão da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário