Porto campeão português 2012/13 de forma dramática


A temporada 2012/13 teve altos e baixos para Porto e Benfica, os dois melhores times portugueses da atualidade, cada um deles teve o seu momento e no final, foi a equipe do Porto que atingiu o maior sucesso. Veja um pouco mais sobre como foi essa temporada para os dois clubes.

Por: André Salgueiro Lima

Porto e Benfica disputava a Liga dos Campeões, mas o Benfica foi eliminado na fase de grupos, no seu grupo foram Barcelona e Celtic quem ficaram com as vagas, enquanto isso, os rivais do Porto conseguiram a classificação e estavam em ótimo momento.

Mas as coisas mudaram, já nas oitavas de finais da UCL o Porto tinha o Málaga como adversário e tombou, nesse momento o Benfica seguia firme da UEFA Europa League. Quando estávamos na metade do campeonato português praticamente não havia distância entre os dois.

Na reta final do campeonato o Benfica conseguiu uma pequena vantagem e o destino parecia sorrir para o time encarnado, em meio ao campeonato o Benfica chegou a final da UEFA Europa League onde enfrentaria o Chelsea no dia 15, com um pouco de sorte o Benfica poderia levar o título nacional e também a Liga Europa, mas a sua sorte mudou.

Na penúltima rodada do campeonato o Porto recebia o Benfica no estádio do Dragão em um jogo que podemos chamar de final do campeonato, o Benfica sairia beneficiado com o empate, o que dava ao Porto a obrigação de vencer. O Benfica abriu o placar e o título parecia ainda mais perto, mas o gol de empate não demorou muito, o resto do jogo decorreu com o placar de 1-1, com o Porto pressionando cada vez mais, até que já nos acréscimos do segundo tempo, o brasileiro Kelvin marcou o gol da virada.

E assim, os dragões foram campeões novamente.


campeão liga son sagres 2012/2013
 
Quando Kélvin marcou o gol da vitória naquela altura, todos sabiam que o jogo estava decidido a favor do Porto, e não só o jogo, mas todo campeonato, foi um momento de muita emoção, de um lado a vibração de jogadores e torcedores do Porto, e de outro, a desilusão de ver o título que estava tão perto escapar dessa forma, a imagem que não sai de minha cabeça é a do técnico do Benfica, Jorge Jesus que simplesmente caiu de joelhos no gramado, vencido e claramente emocionado, essa é uma das imagens mais marcantes do futebol europeu nessa temporada.


Para piorar as coisas, no dia 15 o Benfica enfrentou o Chelsea e perdeu novamente, e novamente sofrendo o gol da virada no tempo adicional, o final da temporada não podia ser uma desilusão maior para este time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário