Análise do jogo Borussia Dortmund vs Real Madrid de 24/04/2013

UEFA Champions League UCL 2012/2013 Análise comentários do jogo

Análise do jogo Borussia Dortmund vs Real Madrid, do dia 24/04/2013, confronto válido pela semi-final da UEFA Champions League 2012/13.

Por: André Salgueiro Lima

INTRODUÇÃO AO JOGO


Real Madrid e Borussia Dortmund se enfrentaram na fase de grupos da competição, este grupo que contava com quatro campeões de suas ligas, os próprios Dortmund e Real e os eliminados Ajax e Manchester City, era esse o dito grupo da morte no qual os dois sobreviveram. Nesta fase de grupos o Borussia Dortmund venceu o time de Madri em sua casa, e como visitante arrancou-lhe um empate, por obra do destino as duas equipes voltaram a se encontrar, dessa vez nos duelos das semi-finais, sendo o primeiro jogo na cidade de Dortmund.

Antes do início do jogo já havia uma polêmica em torno de Mario Gotze, o meio-campo ofensivo do Dortmund que acertou a sua transferência para o Bayern de Munique, a notícia "vazou" e causou um grave constrangimento para o próprio Gotze, e o time do Borussia, sobretudo, para o técnico Jurgen Klopp. O próprio técnico reforçou que queria manter o time e a torcida focados no seu objetivo, jogar e vencer na competição. Fora o constrangimento o time alemão enviou sua equipe titular, com o zagueiro Hummels recuperado de lesão.

Pelo lado do Real Madrid, Marcelo se machucou novamente e Fábio Coentrão foi o titular da lateral esquerda, enquanto a lateral direita ficou com Sérgio Ramos e a dupla de zaga foi composta por Pepe e Varane, no meio-campo houve uma mudança, o argentino Dí María precisou atrasar a viagem devido ao nascimento prematuro de sua filha, com isso o técnico Mourinho preferiu deixá-lo como opção no banco, o outro canhoto Ozil foi deslocado para a posição de extremo direito normalmente ocupada por Di María, enquanto Luka Modric foi colocado como Meio-Campo Ofensivo no centro, onde normalmente joga Ozil, de resto, sem suspresas, Alonso e Khedira mais recuados no meio-campo, Higuaín no ataque e na posição de extremo esquerdo a estrela maior: Cristiano Ronaldo.

ANÁLISE DO JOGO


O confronto entre os modelos de jogo daria possibilidade de ambos fazerem o que gostam, o Borussia tomaria mais iniciativa usando sua criatividade habitual enquanto o Real iria convidar o adversário a atacá-lo enquanto tem o seu contra-ataque mortal de prontidão.

Talvez o time visitante tenha entrado em campo desconcentrado, ou talvez tenha subestimado o adversário, o fato é que o Dortmund entrou em campo determinado a atacar já no início do jogo, por muito pouco não marcou o gol sendo impedido pelo goleiro Diego López, mas o susto não bastou para fazer com que a defesa do Real se organizasse e logo em seguida Lewandowski finalizou nas costas de Pepe que falhou na organização, o cruzamento foi feito por Gotze.

A partir do gol a atitude dos times mudou, o Real foi forçado a buscar mais o jogo e adiantar a sua marcação, ao mesmo tempo o Borussia arrumou a sua marcação para dificultar a saída de bola do Real Madrid, mantendo os meio-campistas marcados, principalmente Xabi Alonso, também dificultava o avanço pelas laterais seja com Ramos ou Coentrão, nessa situação o Real tinha muita dificuldade em sua organização ofensiva.

Durante boa parte do primeiro tempo a melhor chance do Real Madrid foi em uma cobrança de falta em que Cristiano Ronaldo chutou com bastante força, tentativa salva pelo goleiro adversário.

Mesmo com a marcação avançada do Real a equipe do Borussia conseguia trabalhar as suas jogadas, o zagueiro Hummels já ajudava na organização ofensiva desde a defesa.

Quando o primeiro tempo estava próximo do fim o zagueiro Hummels deu um toque errado na bola e presenteou Higuaín com uma oportunidade perfeita, o argentino partiu em velocidade e deu a assistência para Cristiano marcar o gol de empate.

Quando as equipes voltaram para o segundo tempo o Dortmund estava com seu ânimo renovado, com apenas 5 minutos de jogo Lewandowski apareceu novamente marcando gol.

Dessa vez os donos da casa mantiveram uma postura ofensiva e se aproveitaram da desorganização tática de seu adversário que tentava reagir de qualquer forma ao gol sofrido.

Com a sua movimentação ofensiva imprevisível e a qualidade no passe de seus jogadores de meio-campo o Dortmund atacava e por vezes fez com que os consagrados jogadores do Madrid parecessem um time amador, seja com dribles desconcertantes ou com triangulações rápidas.

O domínio do Borussia resultou em mais dois gols, ambos marcados pelo centroavante polonês Robert Lewandowski, com certeza foi um jogo brilhante deste atleta que escreveu seu nome na história do futebol. Foi esse o placar do jogo, 4-1 para o Dortmnd, 4 gols de Lewandowski.

A goleada só não foi maior devido a algumas defesas do goleiro Diego López, com destaque para uma defesa em que parou a finalização de Gundogan que iria marcar um belíssimo gol.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO RESULTADO


O Real Madrid precisa de um jogo perfeito para reverter a sua situação, a melhor possibilidade seria uma vitória por 3-0, que lhes daria a classificação graças ao gol marcado fora de casa, mas parece uma possibilidade remota, o ataque do Dortmund é muito criativo e difícil de ser parado, o Real precisa de uma goleada e ao mesmo tempo não pode falhar tanto em sua organização defensiva.

A vantagem construída pelo Dortmund é muito confortável, e pela qualidade de seu time é muito pouco provável que percam a vaga na final, a equipe alemã tem a faca e o queijo na mão, o Dortmund só perderá essa oportunidade se for derrotado por si mesmo, por algum tipo de falta de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário