Shinji Kagawa o Tsubasa que os japoneses esperavam

Shinji Kagawa Captain Tsubasa
Shinji Kagawa é hoje o maior expoente do futebol japonês, aos 23 anos é jogador do Manchester United, sendo um dos homens de confiança de Sir Alex Ferguson. Hoje, Kagawa deu mais uma mostra de seu talento para o púplico e os críticos, na vitória do Manchester de 4-0 sobre o Norwich, Kagawa marcou três gols pelos Red Devils.

Por: André Salgueiro Lima

O personagem Ozora Tsubasa, conhecido no Brasil como Óliver Tsubasa foi parte responsável pela popularização do futebol no Japão, ele é o protagonista da revista em quadrinhos japonesa: Captain Tsubasa, a publicação entrou no gosto popular e também ganhou versões em animação japonesa, o desenho animado Captain Tsubasa ganhou o mundo, sendo transmitido também no Brasil com o nome de Super Campeões.

óliver Tsubasa futebol japonês
 
Captain Tsubasa representou muito mais do que um desenho animado qualquer, a série foi importante para a popularização do futebol no país, sobretudo para os jovens, o Japão evoluiu demais no esporte, saindo de um amadorismo para a profissionalização, a J-League foi se organizando, também tiveram a participação de jogadores brasileiros, incluindo o meia Zico, ídolo no Japão. Hoje a liga japonesa é um torneio que revela jogadores para grandes clubes do futebol mundial.

O fato é que muitos jovens se inspiraram nos jogadores de Captain Tsubasa e tomaram gosto pelo esporte, eles representam o ídolo japonês no futebol, coisa que o Japão não possúia, os anos passaram, e alguns jogadores japoneses apareceram no cenário do futebol internacional: Hidetoshi Nakata, Shunsuke Nakamura, bons jogadores, mas nenhum deles conseguiu assumir um papel marcante no futebol de alto nível.
 
Kagawa se destacou na J-League jogando pelo Cerezo Ozaka, o jovem jogador foi contratado pela equipe alemã do Borussia Dortmund, jogando na primeira divisão da Alemanha o japonês assumiu a responsabilidade como meio-campo ofensivo titular, e na sua passagem conquistou dois títulos da Bundesliga, sua habilidade chamou a atenção de um gigante europeu que pagou um valor bastante elevado para contratá-lo, e assim, Kagawa foi integrar o Manchester United.
 
kagawa principal expoente japonês da atualidade

O público japonês que tanto aguardava por um ídolo em posição de destaque agora tem Shinji Kagawa, além de outros jogadores que aparecem em clubes europeus. Devido a sua origem asiática, Shinji sofre com as críticas que colocam em dúvida a sua qualidade, alguns dizem que teria conseguido seu espaço graças ao marketing e a publicidade que ele atrai, talvez esse seja um dos adversários extras que Kagawa terá que driblar.

O personagem Tsubasa ainda é um ídolo e ainda vai inspirar muitos jovens no Japão e no mundo a gostarem e a jogarem futebol, mas atualmente o Japão tem craques reais para admirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário