Visão Panorâmica - Futebol Clube Porto

VISÃO PANORÂMICA DO
Futebol Clube Porto

Mais uma edição do visão panorâmica, apresentando o perfil completo de um time de futebol.

Por: Paulo Pimenta Machado
visão de jogo, todos detalhes do futebol clube porto




O clube

Fundação: 28 de setembro de 1893
Cidade: Porto
Primeiro Título: Taça José Monteiro da Costa em 1910.
Primeiro Título Nacional: Campeonato de Portugal em 1921/1922.
Títulos Nacionais: 26 Primeiras Ligas, 4 Campeonatos de Portugal, 16 Taças de Portugal e 19 Supertaças Portuguesas.
Primeiro Título Europeu: Liga dos Campeões da Europa emm 1986/1987
Títulos Europeus: 2 Ligas dos Campeões da Europa, 2 Liga Europa e 1 Supertaça Europeia
Títulos Intercontinentais: 1987 e 2004
Mascote: Dragão.
Maior Rival: Benfica e Sporting

Patrimônio:

Estádio: Estádio do Dragão


Foi construído para capacitar os jogos de um gigante Português. A Torcida que emergente crescia cada vez mais, e para isso demoliram o estádio das Antas, para construir o Estádio do Dragão. Construído em 2003 e inaugurado em 2004, o Estádio do Dragão foi um dos principais estádios da EURO 2004. Seu jogo de estreia foi entre Porto e Barcelona, no qual o clube português saiu vitorioso. Outra curiosidade do encontro foi a estreia do recente tetra bola de outro Lionel Messi como profissional no clube catalão. O “Dragão” como é conhecido, é um dos campos mais temidos do mundo, e a sua capacidade é de aproximadamente 52 mil torcedores.
 
Torcida: Fantástica. É assim que eu defino de uma forma mais simplificada a maravilhosa torcida do Porto. Na história, está em constante crescimento. A grande característica de sua torcida é a paixão no qual se tem pelo clube. Sua filosofia é bastante parecido com de algumas torcidas Sul-Americanas, que é de cantar os 90 minutos de jogo.


Centro de Treinamento: C.T fantástico. O Porto é um dos grandes clubes Europeus que revelam jogadores para o mundo. Outra característica do C.T do Porto é contratar jogadores desconhecidos por um preço barato, e receber uma grande quantia em volta. Recentemente os casos mais conhecidos são do brasileiro Hulk, comprado por 5,5 milhões de euros e vendido a 60 milhões de euros e do matador Falcão Garcia, comprado por 5,4 milhões de euros e vendido a 40 milhões de euros. Outros casos parecidos são do lateral Cissokho, do meio-campista Deco e do zagueiro Pepe.



Ídolos:

Jogadores que encerraram a carreira:

 
José Maria Pedroto: Jogador com fracas condições físicas, porém, com muito talento. José Maria Pedroto foi fundamental para alguns títulos nacionais na década de 50. Também é reconhecido como o primeiro treinador com curso superior da Liga. 


Rabah Madjer: Jogador fundamental para o título europeu em cima do Bayern de Munique. Madjer era um Argelino bom de bola, que encantou a torcida do Porto com seu bom futebol.
 
Maniche: Fez história no futebol português. Ele era o grande trunfo de José Mourinho no Porto, e de Luiz Felipe Scolari na seleção portuguesa. Quando entrava inspirado, era capaz de decidir partidas em pouco tempo.  


Vítor Baía: “Guarda-Redes” histórico da equipe do Porto. Defendeu o clube durante espetaculares 16 anos. Dono de um reflexo invejável, Vitor sabia se posicionar nos três paus como nenhum outro goleiro.
 
Jardel: Artilheiro. O atacante Jardel ficou marcado na história do clube português por ter um histórico de gols invejável. Foi um dos grandes artilheiros da liga portuguesa em toda história, o fazendo levar para seleção brasileira. Sua grande arma era o cabeceio. 


Alenichev: Para encerrar a parte dos ex-jogadores, vou falar desse Russo bom de bola. Seu ápice no clue português foi marcando o gol do título da UEFA Champions League de 2004.
 
Jogadores ainda em atividade:
 
Deco: Campeão de tudo com o Porto, – exceto do mundial de clubes – Deco é um nome histórico no Dragão. Foi o melhor jogador da Liga dos Campeões em 2004, além de ser um dos maiores jogadores da história do campeonato português. Quando saiu do Porto, foi fazer história no Barcelona. Hoje ele defende o atual campeão brasileiro Fluminense. 


Deco um grande jogador que atuou por Porto, Chelsea, Barcelona e Fluminense
 
Hulk: Como disse anteriormente, Hulk foi o jogador que mais receita deu aos cofres do Porto. Dono de um chute poderoso, Hulk ainda não convenceu na Rússia, porém, tem toda capacidade para tal feito. No Porto fez muita história, ficando conhecido pelo título da Liga Europa. 

Falcão Garcia: Assim como Hulk, rendeu muito dinheiro para o Porto. Falcão foi idolatrado por ser o artilheiro da Liga Europa. Hoje, está entre os cinco melhores atacantes do mundo. 

Lucho González: Outro exemplo da lucratividade do Porto. Vendido a 18 milhões de euros ao Olympique de Marselha, volta ao Porto a custo zero. Está fazendo boas atuações e é titular da equipe.
 
James Rodriguez: Comprado a preço de banana é outro jogador que provavelmente renderá lucros a equipe portuguesa. Alguns clubes já demonstraram interesse na contratação do jovem colombiano, entre tantos, o gigante Manchester United.

Atual Situação do clube

Na Liga, o Porto é o vice-líder com um jogo a menos. Na Champions, está classificado para as Oitavas de final e vai enfrentar a modesta equipe do Málaga, apesar de ter se classificado em 2º. Na Taça de Portugal foi eliminado nas oitavas. Já na Taça da Liga é o líder do grupo D. Enfim, o Porto está fazendo uma temporada mediana, onde precisa urgentemente se dedicar a Champions e a Liga. Seu time se destaca pela qualidade dos seus dois colombianos James Rodriguez e Jackson Martínez. Qualidade tem, agora só nos resta esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário